educação
psicologia
divulgação e apresentação dos projetos do Serviço de Psicologia do CBEI na área do Ensino.
Mensagem de boas-vindas do Serviço de Psicologia
Olá, Pais!
Mais um ano letivo, mais uma edição dos nossos projetos!
O Serviço de Psicologia alia-se às equipas de Pré-escolar e CATL para desenvolver os projetos. Estamos unidos e motivados para oferecer às nossas crianças um espaço seguro, tranquilo e recheado de afetos e oportunidades de aprendizagem, conquista e descoberta!
Venham daí, com o Serviço de Psicologia e a equipa de Pré-escolar e do CATL do CBEI, descobrir um pouco mais sobre os nossos projetos.
A viagem está prestes a começar!
A Linguagem Escrita no Jardim de Infância
O Projeto “A Linguagem Escrita no Jardim de Infância” leva até às crianças finalistas do pré-escolar do CBEI os sons, as letras, as palavras e as frases, promovendo um contacto lúdico e contextualizado com a leitura e a escrita enquadrado em modelos teóricos da aprendizagem destas competências.
Vamos conhecer o projeto
- A quem se destina o projeto?
- Qual o objetivo?
- Como?
- Quando?
- Porquê?
- Como podem as famílias ser parceiras?
A todas as crianças de 5 anos
Desenvolver competências de linguagem oral e escrita
Através da exploração ativa de materiais lúdicos, jogos, leitura e exploração de histórias, escrita espontânea, reflexão e discussão em grupo (a partilha e confrontação de diferentes perspetivas de realização das tarefas potencia as aprendizagens e evoluções das crianças na forma como pensam e agem sobre a linguagem escrita!)
Duas sessões semanais de cerca de 45 minutos com a educadora do grupo
Procuramos, durante o último ano de frequência do pré-escolar, promover o desenvolvimento de competências básicas de literacia facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita durante o 1º ciclo.
Como forma de elevar as potencialidades do projeto, as famílias serão excelentes parceiras nesta viagem de exploração e descoberta da leitura e escrita! Nada melhor do que promover o contacto das crianças com a linguagem escrita através destas atividades simples:
- Ler e explorar histórias
- Conversar com as crianças sobre o que se lê e escreve e mostrar-lhes como o fazem
- Escutar os sons das palavras e dividir palavras em “bocadinhos” (sílabas)
- Chamar a atenção das crianças para as letras que compõem as palavras
- Estimular as tentativas de escrita
Desta maneira, conseguiremos, em conjunto, estimular a curiosidade das crianças para a leitura e a escrita, potenciando as suas aprendizagens e aquisições, essenciais ao seu sucesso escolar no futuro.
Nós e os Números
O Projeto “Nós e os Números” faz chegar até às crianças a frequentar o seu último ano de pré-escolar, os algarismos, as operações e os conceitos matemáticos, os problemas e a simbologia aritmética.
O “Nós e os Números” procura estimular um contacto lúdico e contextualizado com os números e as relações entre eles, estando enquadrado em modelos teóricos da aprendizagem de competências matemáticas.
Vamos conhecer o projeto
- A quem se destina o projeto?
- Qual o objetivo?
- Como?
- Quando?
- Porquê?
- Como podem as famílias ser parceiras?
A todas as crianças de 5 anos
Desenvolver competências matemáticas (noção de número, cálculo mental, resolução de problemas simples, entre outras)
Através da exploração ativa de materiais lúdicos, jogos, reflexão e discussão em grupo
Duas sessões semanais de cerca de 45 minutos com a educadora do grupo
Procuramos, durante o último ano de frequência do pré-escolar, promover o desenvolvimento de competências matemáticas básicas que venham facilitar a aprendizagem da matemática durante o 1º ciclo.
Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas e apelativas para as crianças pretendemos igualmente criar nas crianças a ideia de que a matemática é divertida, procurando evitar a crença comum de que é um verdadeiro “bicho papão”.
Como forma de elevar as potencialidades do projeto, as famílias serão excelentes parceiras nesta viagem de exploração e descoberta dos números e das suas relações!
Nada melhor do que promover o contacto das crianças com os números através destas atividades simples:
- Contar objetos, pessoas, passos, degraus,…
- Chamar a atenção das crianças para os números das portas, das matrículas dos carros, dos canais de televisão
- Criar problemas simples de adição (juntar) e subtração (tirar) utilizando pequenos objetos como peças de lego, tampinhas ou cartas
- Jogar dominó e jogos da glória utilizando o dado
Desta maneira, conseguiremos, em conjunto, estimular a curiosidade das crianças para os números e as suas relações, potenciando as suas aprendizagens e aquisições, essenciais ao seu sucesso escolar no futuro e à redução das dificuldades frequentemente observadas na matemática .
Vamos conhecer o projeto
- A quem se destina o projeto?
- Qual o objetivo?
- Como?
- Quando?
- Porquê?
- Como podem as famílias ser parceiras?
Crianças dos 3 aos 5 anos
Desenvolver competências emocionais e sociais (conhecimento e regulação emocional, capacidade de resolução de conflitos, assertividade, cooperação, entre outras)
Através da exploração ativa de materiais, realização de desenhos, jogos, dramatizações, leitura e exploração de histórias, reflexão e discussão em grupo
Uma sessão-estímulo semanal de cerca de 30 minutos dinamizada pela psicóloga estagiária à Ordem dos Psicólogos Portugueses e com a participação e envolvimento ativos das educadoras de infância e auxiliares que dão continuidade à temática das sessões ao longo da semana
Procuramos, durante os anos de frequência de pré-escolar, potenciar o desenvolvimento de competências socioemocionais (por exemplo, identificação de emoções e das suas causas, desenvolvimento de estratégias de autorregulação emocional e de resolução de conflitos e desenvolvimento de comportamentos pró-sociais de cooperação e entreajuda) como forma de facilitar o ajustamento emocional e a interação e adaptação social das crianças.
Uma intervenção precoce a este nível contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal, social e emocional, bem como para o bem-estar geral das crianças ao longo da sua vida.
Crianças social e emocionalmente competentes, além de mais felizes, sentem-se mais seguras para realizar outras aprendizagens!
A melhor forma de promover o desenvolvimento destas competências é realizando um trabalho concertado, tendo as famílias como aliadas. Sendo a família a maior conhecedora das crianças, constitui-se como uma excelente parceira de aventura no mundo da descoberta das emoções e das relações sociais.
Assim, as famílias poderão:
- Explorar histórias sobre a as emoções e a adoção de comportamentos pró-sociais (existem imensas histórias infantis focadas nestes assuntos.
Façam uma breve pesquisa na internet ou vão com as crianças visitar a livraria mais próxima e divirtam-se juntos! O difícil vai ser escolher!) – Experimentem “O monstro das cores”, de Anna Llenas. - Identificar emoções analisando expressões faciais (já que em casa não terão de utilizar máscara, poderão mostrar todo o rosto e explorar as expressões faciais associadas às emoções trabalhadas no projeto – alegria, tristeza, raiva e medo)
- Conversar com as crianças sobre as causas das emoções
- Explorar formas de acalmar (respirar fundo, contar até 10, ir para um lugar mais calmo, …)
- Envolver as crianças em tarefas diárias adequadas à sua idade como forma de promover a autonomia, a responsabilização e a cooperação (pôr a mesa, arrumar os brinquedos, ajudar na preparação das refeições,…)
Mensagem final
Agora que já conhecem os nossos projetos, está na hora de pôr a cabeça a pensar, escutar o coração e pôr mãos à obra!Saibam que estaremos disponíveis para acolher e atender às vossas dúvidas, questões e preocupações. Sempre que precisarem, contactem o Serviço de Psicologia através do e-mail ensino.psicologia@cbei.pt