educação

psicologia

divulgação e apresentação dos projetos do Serviço de Psicologia do CBEI na área do Ensino.

Mensagem de boas-vindas do Serviço de Psicologia

Olá, Pais!
Mais um ano letivo, mais uma edição dos nossos projetos!
O Serviço de Psicologia alia-se às equipas de Pré-escolar e CATL para desenvolver os projetos. Estamos unidos e motivados para oferecer às nossas crianças um espaço seguro, tranquilo e recheado de afetos e oportunidades de aprendizagem, conquista e descoberta!
Venham daí, com o Serviço de Psicologia e a equipa de Pré-escolar e do CATL do CBEI, descobrir um pouco mais sobre os nossos projetos.

A viagem está prestes a começar!

Os Projetos

A Linguagem Escrita no Jardim de Infância

O Projeto “A Linguagem Escrita no Jardim de Infância” leva até às crianças finalistas do pré-escolar do CBEI os sons, as letras, as palavras e as frases, promovendo um contacto lúdico e contextualizado com a leitura e a escrita enquadrado em modelos teóricos da aprendizagem destas competências.

 

Vamos conhecer o projeto

A todas as crianças de 5 anos

Desenvolver competências de linguagem oral e escrita

Através da exploração ativa de materiais lúdicos, jogos, leitura e exploração de histórias, escrita espontânea, reflexão e discussão em grupo (a partilha e confrontação de diferentes perspetivas de realização das tarefas potencia as aprendizagens e evoluções das crianças na forma como pensam e agem sobre a linguagem escrita!)

Duas sessões semanais de cerca de 45 minutos com a educadora do grupo

Procuramos, durante o último ano de frequência do pré-escolar, promover o desenvolvimento de competências básicas de literacia facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita durante o 1º ciclo.

Como forma de elevar as potencialidades do projeto, as famílias serão excelentes parceiras nesta viagem de exploração e descoberta da leitura e escrita! Nada melhor do que promover o contacto das crianças com a linguagem escrita através destas atividades simples:

  1. Ler e explorar histórias
  2. Conversar com as crianças sobre o que se lê e escreve e mostrar-lhes como o fazem
  3. Escutar os sons das palavras e dividir palavras em “bocadinhos” (sílabas)
  4. Chamar a atenção das crianças para as letras que compõem as palavras
  5. Estimular as tentativas de escrita

Desta maneira, conseguiremos, em conjunto, estimular a curiosidade das crianças para a leitura e a escrita, potenciando as suas aprendizagens e aquisições, essenciais ao seu sucesso escolar no futuro.

Nós e os Números

O Projeto “Nós e os Números” faz chegar até às crianças a frequentar o seu último ano de pré-escolar, os algarismos, as operações e os conceitos matemáticos, os problemas e a simbologia aritmética.

O “Nós e os Números” procura estimular um contacto lúdico e contextualizado com os números e as relações entre eles, estando enquadrado em modelos teóricos da aprendizagem de competências matemáticas.

Vamos conhecer o projeto

A todas as crianças de 5 anos

Desenvolver competências matemáticas (noção de número, cálculo mental, resolução de problemas simples, entre outras)

Através da exploração ativa de materiais lúdicos, jogos, reflexão e discussão em grupo

Duas sessões semanais de cerca de 45 minutos com a educadora do grupo

Procuramos, durante o último ano de frequência do pré-escolar, promover o desenvolvimento de competências matemáticas básicas que venham facilitar a aprendizagem da matemática durante o 1º ciclo.

Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas e apelativas para as crianças pretendemos igualmente criar nas crianças a ideia de que a matemática é divertida, procurando evitar a crença comum de que é um verdadeiro “bicho papão”.

Como forma de elevar as potencialidades do projeto, as famílias serão excelentes parceiras nesta viagem de exploração e descoberta dos números e das suas relações!

Nada melhor do que promover o contacto das crianças com os números através destas atividades simples:

  1. Contar objetos, pessoas, passos, degraus,…
  2. Chamar a atenção das crianças para os números das portas, das matrículas dos carros, dos canais de televisão
  3. Criar problemas simples de adição (juntar) e subtração (tirar) utilizando pequenos objetos como peças de lego, tampinhas ou cartas
  4. Jogar dominó e jogos da glória utilizando o dado

Desta maneira, conseguiremos, em conjunto, estimular a curiosidade das crianças para os números e as suas relações, potenciando as suas aprendizagens e aquisições, essenciais ao seu sucesso escolar no futuro e à redução das dificuldades frequentemente observadas na matemática .

Ser e Conhecer

O projeto “Ser e Conhecer” leva até todas as crianças do pré-escolar o contacto com o maravilhoso mundo das emoções e das relações com os outros de uma forma lúdica, apelativa e divertida.

Vamos conhecer o projeto

Crianças dos 3 aos 5 anos

Desenvolver competências emocionais e sociais (conhecimento e regulação emocional, capacidade de resolução de conflitos, assertividade, cooperação, entre outras)

Através da exploração ativa de materiais, realização de desenhos, jogos, dramatizações, leitura e exploração de histórias, reflexão e discussão em grupo

Uma sessão-estímulo semanal de cerca de 30 minutos dinamizada pela psicóloga estagiária à Ordem dos Psicólogos Portugueses e com a participação e envolvimento ativos das educadoras de infância e auxiliares que dão continuidade à temática das sessões ao longo da semana

Procuramos, durante os anos de frequência de pré-escolar, potenciar o desenvolvimento de competências socioemocionais (por exemplo, identificação de emoções e das suas causas, desenvolvimento de estratégias de autorregulação emocional e de resolução de conflitos e desenvolvimento de comportamentos pró-sociais de cooperação e entreajuda) como forma de facilitar o ajustamento emocional e a interação e adaptação social das crianças.

Uma intervenção precoce a este nível contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal, social e emocional, bem como para o bem-estar geral das crianças ao longo da sua vida.

Crianças social e emocionalmente competentes, além de mais felizes, sentem-se mais seguras para realizar outras aprendizagens!

A melhor forma de promover o desenvolvimento destas competências é realizando um trabalho concertado, tendo as famílias como aliadas. Sendo a família a maior conhecedora das crianças, constitui-se como uma excelente parceira de aventura no mundo da descoberta das emoções e das relações sociais.

Assim, as famílias poderão:

  1. Explorar histórias sobre a as emoções e a adoção de comportamentos pró-sociais (existem imensas histórias infantis focadas nestes assuntos.
    Façam uma breve pesquisa na internet ou vão com as crianças visitar a livraria mais próxima e divirtam-se juntos! O difícil vai ser escolher!) – Experimentem “O monstro das cores”, de Anna Llenas. 
  2. Identificar emoções analisando expressões faciais (já que em casa não terão de utilizar máscara, poderão mostrar todo o rosto e explorar as expressões faciais associadas às emoções trabalhadas no projeto – alegria, tristeza, raiva e medo)
  3. Conversar com as crianças sobre as causas das emoções
  4. Explorar formas de acalmar (respirar fundo, contar até 10, ir para um lugar mais calmo, …)
  5. Envolver as crianças em tarefas diárias adequadas à sua idade como forma de promover a autonomia, a responsabilização e a cooperação (pôr a mesa, arrumar os brinquedos, ajudar na preparação das refeições,…)

Mensagem final

Agora que já conhecem os nossos projetos, está na hora de pôr a cabeça a pensar, escutar o coração e pôr mãos à obra!Saibam que estaremos disponíveis para acolher e atender às vossas dúvidas, questões e preocupações. Sempre que precisarem, contactem o Serviço de Psicologia através do e-mail ensino.psicologia@cbei.pt 

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google